Muito se fala no meio espiritualista sobre a importância de se manter o padrão vibratório elevado, a fim de evitarmos diversos problemas de ordem física, emocional e especialmente espiritual.

Os estudiosos do espiritismo sabem que um padrão elevado de pensamento é a maior defesa que temos contra as investidas dos irmãozinhos desencarnados que ainda se encontram nas trevas.

Uma pessoa obsediada, por exemplo, pode passar por diversos trabalhos de desobsessão, mas se ela não mudar sua faixa vibratória irmãos serão encaminhados (doutrinados) mas outros tantos virão e assim sucessivamente.

Mas o que fazer para manter o padrão vibratório elevado? Não existe uma receita de bolo e, para nós encarnados, é quase impossível nos mantermos assim o tempo todo… mas quero compartilhar com vocês algumas dicas que recebemos em aula de desenvolvimento mediúnico ministrada no Templo do qual faço parte. São dicas simples e que, se exercitadas diariamente, podem fazer uma grande diferença em nossa vida.

1. Tenha Fé, especialmente nos guias espirituais. Se você frequenta ou faz parte de algum centro, acredite no que lhe é passado. A dúvida é porta aberta para influências negativas em nosso pensamento; enquanto a fé é um cadeado a prova de invasão.

2. Ore e Vigie. Este é um dos conselhos de nosso mestre Jesus. Orar é reconhecidamente uma das melhores formas de se manter a conexão com o alto. Vigiar pensamentos, ações, palavras, sentimentos. Percebeu que está vulnerável, irritado, atordoado? ORE.

“Vigiem e orem para que não caiam em tentação. O espírito está pronto, mas a carne é fraca.” (Mateus 26:41 )

3. Realize a sua reforma íntima a sério. Uma mente viciada e enferma cria sintonia com energias e fluidos densos. A reforma íntima se consegue através de posturas íntimas corretas, da manutenção de emoções sadias e do otimismo. Medite sobre suas más tendências e vá tentando aos poucos modificá-las.

“Reconhece-se o verdadeiro espírita pela sua transformação moral, e pelos esforços que faz para domar suas más inclinações. (Allan Kardec, E.S.E., XVII, 4) 

4. Pratique a caridade com desprendimento. Auxilie a todos sem esperar nada em troca. Faça a caridade com amor, sem interesse. Se você faz parte de uma corrente mediúnica, se dedique, se entregue, confiando sempre.

Meus filhos, na máxima: Fora da caridade não há salvação, estão contidos os destinos do homem sobre a Terra e no céu. Sobre a Terra, porque, à sombra desse estandarte, eles viverão em paz; e no céu, porque aqueles que a tiverem praticado encontrarão graça diante do Senhor. (Evangelho Segundo o Espiritismo)

5. Se empenhe no trabalho. Existe um ditado popular que diz: “Mente parada, oficina do demo” O trabalho é uma ótima terapia, além de ser mais uma das formas que Deus nos oferece de praticarmos a caridade.

6. Faça o Evangelho no Lar. O culto do Evangelho no Lar cria uma egrégora de luz que irá proteger você e seus familiares. É um momento de reunião com a espiritualidade superior. Saiba mais acessando nosso artigo Culto do Evangelho no Lar.

7. Cuidado no uso de computador e celular. Não abuse do tempo que você passa conectado. Já se sabe que a viciação em internet é uma das formas mais atuais e eficientes de obsessão. Saiba mais em nossa resenha do livro A Marca da Besta.

8. Não faça fofocas. Não faça e nem escute fofocas. Não existe nada de útil nisso. Trata-se de pura maledicência e conversas não edificantes só atraem energias ruins.

9. Realize a leitura-terapia. Leia bons livros. Obras que tragam conhecimentos elevados. Você já reparou como a leitura de um bom livro espírita, por exemplo, nos traz inigualável sensação de paz?  Esta dica é válida também para filmes e músicas.

10. Pare de reclamar. E também evite as pessoas que só reclamam da vida. Queixumes não trazem soluções e também atrai energias nocivas, dentre elas as formas-pensamento conhecidas como miasmas, cascões e larvas astrais. Saiba mais no livro Além da Matéria.

11. Acredite em você e nas suas intuições.  Escute sua voz interior, seu Anjo de Guarda, seus Guias. Você pode estar se perguntando como saber se a intuição é de um espírito elevado ou não. Uma amiga sempre me diz que se uma ideia traz paz, ela é boa. Se não traz, deve ser evitada.

12. Deixe de ser melindroso. O melindre trabalha a serviço do orgulho. Evite-o.

13. Não seja raivoso. A raiva também trabalha a serviço do orgulho e da vaidade e faz com que o padrão vibratório despenque. Saiba mais em nosso artigo Bem aventurados os mansos e pacíficos – uma reflexão sobre o orgulho e a cólera.

14. Seja gentil, amável e misericordioso. Ame. Trate bem seus irmãos. É o que Deus espera de nós. Foi assim que Jesus nos ensinou.

Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento.
E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes. (Marcos 12:30-31)

E você, irmão ou irmã, teria mais alguma dica valiosa para nos passar? Comente!

 
BLOG DO LIVRO ESPÍRITA © 2021 | Todos os direitos reservados | Design By Duy Templates
Top