Ramatis |
Norberto Peixoto, sacerdote umbandista, dirigente da Choupana do Caboclo Pery e atual médium de Ramatis, concede uma entrevista ao programa “Ramatis, uma Proposta de Luz” pela TV Mundo Maior.
Na primeira parte, Norberto explica o que é Umbanda, elucida os motivos pelos quais Ramatis – que antes escrevia sobre a Doutrina Espírita – passou a enviar mensagens sobre a Umbanda; mostra o que é a visão universalista e comenta que todas as religiões levam a Deus e que cada ser vai se afinizar com aquela compatível com sua necessidade evolutiva. Destaco o trecho em que Norberto fala das religiões evangélicas, mostrando que existem agrupamentos que ainda precisam do modelo punitivo de céu e inferno para obter alguma mudança na presente encarnação.
Para minha (agradável) surpresa, os entrevistadores revelam que o Dr Bezerra de Menezes está trabalhando na Umbanda há bastante tempo, usando a roupagem fluídica de preta-velha, mostrando que espíritos iluminados não tem religião e sim o Amor Universal pregado pelo Mestre Jesus.
Já na segunda parte, Norberto continua falando sobre o trabalho da Umbanda e explica o que é Apometria e sua aplicação em doenças e casos de obsessão, bem como a resistência dos espiritas “ortodoxos” em utilizar essa técnica. Os entrevistadores questionam se Norberto seria a reencarnação de Atanagildo, um dos conhecidos discípulos de Ramatis.
Comentam também sobre o preconceito que existe contra a Umbanda e Norberto explica o uso de fumo e do álcool como procedimentos magísticos, utilizados para desintegrar campos densos conhecidos no espiritismo como miasmas. Fala sobre os Orixás, o uso dos pontos riscados e sobre o trabalho dos pretos-velhos, caboclos, crianças e os agentes mágicos Exus e Pombas-giras.
Outra grande surpresa: Norberto nos conta que existem entidades de Umbanda, auxiliando em Igrejas evangélicas, nas sessões de descarrego; cita o caso do preto-velho Pai Ambrósio, que acompanha os pastores, resgatando os espíritos necessitados ainda da leitura do Velho Testamento e os leva aos centros de Umbanda para a desobsessão.
Trata-se de uma entrevista muito elucidativa, que certamente auxiliará umbandistas e simpatizantes a compreender melhor a religião e desmistificá-la.
Eu li todas as obras de Ramatis e sou admiradora de suas ideias, com as quais me afinizei desde o primeiro livro. Conheça as obras de Ramatis na Editora do Conhecimento.