Sinopse: A história da Umbanda é uma grande pesquisa em construção. Assim, sempre que novos documentos se apresentam, os autores procuram fazer a sua divulgação para que cada vez mais os umbandistas conheçam as origens e o desenvolvimento histórico da sua religião. Esta obra resgata alguns desses documentos e aborda alguns temas que, ao longo da história, têm sido motivo de muitos estudos e polêmicas, como as conquistas dos umbandistas, a Umbanda na Mídia, a metodologia utilizada na pesquisa histórica da Umbanda, pontos de força de um terreiro, obsessores, animismo e mistificação.
Resenha: A História da Umbanda do Brasil é um livro documentário, repleto de informações, notícias e fotografias acerca do desenvolvimento da religião de Umbanda no Brasil. Escrito por dois baluartes do movimento umbandista – Pais Ronaldo Antonio Linares e Diamantino Fernandes Trindade – conta também com a colaboração de Alex de Oxossi, Gilberto Angelotti e Renato Henrique Guimarães Dias.
Através desta obra, o leitor irá conhecer (ou rever) a fundação da Umbanda em 1908, pelo Caboclo das Sete Encruzilhadas através da mediunidade de Zélio de Moraes, bem como conhecer diversos fatos históricos ocorridos de lá para cá.
O livro traz diversas ilustrações, inclusive com matérias veiculadas em grandes revistas ao longos dos anos, tais como Manchete, Fatos e Fotos, Planeta, entre outras.
Clique na imagem para ampliar |
Além da parte histórica, encontramos importantes esclarecimentos sobre alguns fundamentos da Umbanda que muitas vezes são seguidos nos terreiros sem a devida compreensão por parte de seus frequentadores.
- uso dos pontos cantados
- oferendas para Yemanjá
- o batuque na Umbanda
- pontos de força de um terreiro
- o marafo
- obsessão, animismo e mistificação
Eu gostei muito desse livro e recomendo a todos que desejam conhecer melhor a história dessa religião tão acolhedora.
Ficha Técnica:
Autores: Ronaldo Linares e Diamantino Trindade
Páginas: 254
Gênero: documentário
Trechos:
A obsessão oblitera as faculdades medianímicas, enquanto a prece é sempre um poderosos auxiliar. O médium em geral é um grande devedor, que pela missão mediúnica vai resgatando os erros do passado. É uma oportunidade abençoada que a Espiritualidade maior fornece, e o médium, no entanto, para alcançar o objetivo da moratória moral e espiritual, deve se manter disciplinado, humilde, estudando sempre e participando dos trabalhos espirituais e materiais do grupo ao qual mais se afinizou. (Capítulo “Mediunidade Esclarecida”, por Alex de Oxossi. Página 181)
Blogs dos autores:
Ronaldo Linares: Mandala dos Orixás
Renato Henrique Dias: Registros de Umbanda
Alex de Oxossi: Povo de Aruanda
Comentário: Pai Ronaldo conviveu com Pai Zélio, conforme nos relata tanto neste livro quanto em Iniciação à Umbanda. É um dos grandes defensores da Umbanda no Brasil. No vídeo abaixo, Pai Ronaldo discursa na Assembleia Legislativa de São Paulo, no lançamento do selo comemorativo em homenagem à Umbanda. É emocionante!