Lançamento da Madras Editora, Umbanda não é Macumba. Umbanda é religião e tem fundamento é uma obra de autoria do sacerdote umbandista Alexandre Cumino, filho espiriritual de Rubens Saraceni, fundador do Colégio de Umbanda Sagrada Pena Branca e tutor ministrante do famoso curso de Umbanda Sagrada da plataforma de ensino à distância Umbanda EAD.
Umbanda não é Macumba nos traz uma coletânea de textos de Cumino, que foram publicados originalmente no Jornal de Umbanda Sagrada (JUS). O autor se propõe a explicar o que realmente é macumba, a diferenciar a Umbanda de outras religiões mediúnicas e a mostrar um pouco dos preceitos básicos da religião e de como a mesma surgiu em 1908, aqui no Brasil, através da mediunidade de um jovem de 17 anos de idade, Zélio Fernandino de Morais que incorporou o Caboclo das 7 Encruzilhadas em uma reunião na recém criada Federação Espírita de Niterói.
Na introdução, Alexandre escreve que “este é um livro ideal para quem nunca leu nada sobre Umbanda. Foi pensado no leigo e no curioso que este livro foi escrito” (…) Aqui se encontram conceitos-chave e básicos da religião; por isso se destina também a educadores e estudantes. (…) Boa parte dos textos que aqui estão foi publicada no Jornal de Umbanda Sagrada ou na Revista Espírita de Umbanda. Quase todos os textos foram reescritos para se adequar ao contexto desta pequena obra.”
Destaco aqui um dos capítulos que considerei mais importante: Umbanda é religião e tem fundamento, no qual o autor enumera os principais fundamentos umbandistas:
- a Umbanda não foi codificada;
- a Umbanda não possui uma Bíblia;
- a Umbanda não tem 10 mandamentos;
- a Umbanda não tem 7 pecados capitais;
- a Umbanda não possui dogmas;
- a Umbanda não tem tabu;
- a Umbanda não tem segredos;
- a Umbanda não é uma tradição oral;
- a Umbanda não é apenas sincretismo religioso;
- a Umbanda não é uma seita, é religião;
- a Umbanda surgiu da necessidade de uma nova realidade espiritual;
- as práticas de Umbanda são milenares;
- cada templo umbandista possui autonomia ritualística.
No capítulo seguinte, Fundamentos da Umbanda, encontramos ainda mais detalhes, que foram divididos em:
- fundamentos doutrinários ou filosóficos
- fundamentos litúrgicos ou ritualiísticos
- fundamentos estruturais ou materiais
Cumino mostra uma religião livre, repleta de diversidade, sem preconceitos, pronta para receber filhos de todas as vertentes. Uma religião que mescla o culto aos Orixás com os santos católicos e com espiritismo kardecista, com anjos e arcanjos, com pretos-velhos, caboclos, crianças, baianos, boiadeiros, marinheiros, cangaceiros, orientais, exus, pombas-giras, ciganos, ciganas e juremeiros. E insiste que estudar é preciso. Que quanto mais conhecermos a religião, melhores filhos de fé seremos.
O livro possui 192 páginas e a linguagem é simples e de fácil compreensão. Recomendo!
No vídeo abaixo temos uma resenha bastante divertida deste livro, feita pelo pessoal do site Conversa entre Adeptus